De facto, o jornalismo que aí se faz é uma espécie de miscigenação entre o jornalismo nonsense do "The Onion" e o teatralismo quase neoclássico das peixeiras do Mercado do Bolhão.
E um dos segredos do sucesso desse jornalismo começa logo na escolha do que é notícia...
Só para dar um exemplo, quiçá por os costumes do país serem tão brandos que um simples projecto se toma por semelhante a um acto já consumado, as pessoas nem precisam de escrever no livro de reclamações para darem azo a uma notícia... Basta ponderarem fazê-lo...
Outro dos segredos é a forma exemplar como retratam as pessoas que, por algum acidente, quase sempre negligência da parte de alguém, se vão desta para melhor: basta uma fotografia do defunto/a empunhada sanguinariamente pelo ente querido, de preferência estando este último lavado em lágrimas... Assustadoramente genial!
Contudo, não é só o jornalismo histriónico que me diverte. São também os comentários...
Uma das características dos Portugueses é a forma intelectual, sempre conhecedora da melhor evidência científica, com que opinam, despudoradamente, sobre todo e qualquer assunto. Outra característica é a forma totalmente pedagógica, a roçar o detectivesco, como o fazem. Mesmo que nunca tenha visto a "cena do crime", os suspeitos nem as vítimas, fazendo corar de inveja qualquer Sherlock Holmes que se preze, o português sabe sempre quem são os culpados.
A saúde não é excepção à regra.
Na minha opinião, o CM tem uma lacuna grave. Ao invés do Serviço Nacional de Saúde, não premeia devidamente as pessoas que, com tanto esforço árduo e dedicação, emitem a sua posta de pescada. Impõe-se aqui, portanto, no cumprimento do dever cívico deste blog, dar prémios aos comentários do CM, pegando em exemplos tirados directamente da secção de saúde.
- Prémio "a culpa é dos médicos"
"Venham-me com histórias. As pneumonias apanham-se devido à falta de cuidados dos médicos e enfermeiros nos hospitais."
(sobre uma doente que morreu na sequência de uma pneumonia secundária a gripe A)
- Prémio "A culpa é do governo, que quer que a malta quine para poupar nas pensões de reforma..."
"pneumonia bilateral, bem nao existe vacina da pneumonia?se existe toca a vacinar o povo.ou o governo ker poupar dinheiro"
(sobre a mesma doente)
- Prémio "Não é nada disso! No Botswana é que é bom!"
"Vivo desde 2001 na República Dominicana, acompanho diáriamente através deste meio, a nossa desorientada coexistencia. Portugal teria muito que aprender com este povo, acreditem! Quando se vê, de longe, ainda é pior. É aterrador. Para quê, tanta lamentação, se basta ler a nossa história, para se entender, como chegámos a este estado de coisas... "
- Prémio "Hospitais Portugueses: a criar excêntricos aos 40 anos..."
"Todas as semanas morrem prematuramente em Portugal pessoas por neglicencia dos medicos, pois eles apenas estao interessados no salario nas mordomias aproveitam o horario de trabalho para estudar tratar da vidinha particular e os doentes que se lixem. Ja reparam que em Portugal é considerado uma vergonha um médico chegar aos 40 anos e não ser rico ter duas casas carros luxuosos barcos motos etc.."
- Prémio "A culpa é da justiça"
"O problema é que nesta justiça não funciona,vão ter 80 anos e ainda andam atrás desse problema, eles sabem por isso estã"
- Prémio "Instituto Nacional de Estatística"
"Todos nos morreremos mas em Potugal a possibilidade [nos hospitais] sobe ai uns 50%"
- Prémio "Doutor Trolha"
"Trabalho num hospital e se as pessoas soubessem metade do que se passa, alguns médicos estavam nas obras a trabalhalhar."
- Prémio "A TAC até diagnostica unhas encravadas..."
"Então e nem sequer lhe fizeram um tac???"
- Prémio "Então e a TAC?..."
"É lamentável que uma urg.Hosp só sirva para se esperar. Um ECG e 1s análises bastava. Pagamos para isso, não?? mvlx"
- Prémio "Pois, nós agora temos a TAC..."
"É de lamentar que com as tecnologias existentes nos tempos de hoje, se verifiquem situações como esta."
(Sobre o caso de uma criança com uma apendicite alegadamente não diagnosticada)
- Prémio "Vai na volta tirei o curso de Don Juan e não sei..."
"Esses bandalhos em vez de cuidar dos doentes estão a pensar nas enfermeiras...."
- Prémio "My name is Bond.... Dr. James Bond..."
"Os médicos têm licença para matar neste país"
- Prémio "Eu é que sei, já diagnostiquei duas apendicites, três enfartes, cinco gripes A e um ataque de caspa, lá no escritório"
"batem se todos q são medicos e etc, mas qd aparece qq coisa mais complicada de diagnosticar ninguem sabe nada."
- Prémio "É a prática médica do escritório, estúpido!"
""prática médica geralmente aceite"? Qual é a práctica médica correcta? Os médicos em Portugal têm licença para matar..."
PS - As presentes citações são um copy-paste da página do Correio da Manhã... Qualquer erro ortográfico não é negligência do autor deste blog...
4 comentários:
Genial, absolutamente. É que fico farto de ouvir no dia a dia, o "prémio do doutor trolha" (não só relacionado com médicos mas tb ao enfermeiredo bolas)!
LINDO!LINDO!LINDO!
Haja alguém que me compreende quando leio o correio da manhã! é Genial, não é?? hihih
gosto particularmente da tara com as TAC's (vindo de pessoas que nem deve saber o que raio isso é), da tara médica com as enfermeiras (o que a malta tem mais tempo é para se andar a comer nos corredores para não ter de diagnosticar coisas complicadas, claro está) e claro do médico james bond...essa é absolutamente deliciosa...e é por pérolas dessas que nem me aproximo de jornais desses...jornalismo? que jornalismo? por uma mera intenção mercatilista escreve-se um chorrilho de disparates, explorando a miséria e a ignorância humana e claro, a mesquinhez também..muito bom...
Enviar um comentário